quarta-feira, setembro 14, 2005

"Os 10 Mandamentos da Actividade Física"

A prática regular de uma actividade física
proporciona bem-estar físico e mental,
e melhora a saúde cardiovascular e a saúde em geral.

A actividade física é benéfica para a saúde: ajuda a reduzir a tensão arterial, a controlar o peso, a aumentar o colesterol protector, dá uma sensação de bem-estar e reduz a ansiedade e eventuais sentimentos depressivos. Mas para resultar em tanto benefício é necessário que seja praticada com regularidade, ao longo dos meses, aumentando lenta e progressivamente o esforço e sempre com o apoio e o conselho dos profissionais de saúde e de educação física.

1 ª - O objectivo principal da utilização da actividade física na prevenção primária das doenças cardiovasculares é a promoção da saúde. A promoção da condição física deverá ser um objectivo secundário. O nível de actividade física necessário para promover a saúde é menor do que o necessário para induzir ganhos de condição física e comporta menor riscos de lesões.

2 ª - A actividade física regular não significa apenas actividade desportiva, de lazer ou competitiva, mas também engloba formas diversas de actividades diárias menos intensas (andar a pé, subir escadas, bricolage, jardinagem, entre outros). Estas já são geradoras de benefícios em termos de saúde.

3 ª - As vantagens da actividade física regular não se limitam à prevenção (e melhoria) das doenças cardiovasculares mas também à de outras doenças.

4 ª - Para que a actividade física seja benéfica em termos de prevenção das doenças cardiovasculares deverá ser de tipo apropriado, e respeitar determinadas características relacionadas com as suas frequência, duração e intensidade. Deverá ainda ser regular e progressiva, bem como adaptar-se a condicionalismos individuais tais como a idade e nível de condição física entre outros.
Actividades abaixo de certos limites poderão não ser eficazes, e acima de certos máximos farão correr riscos desnecessários. A marcha em passo acelerado é um excelente exercício para se iniciar um programa de actividade física.

5 ª - Um médico especializado em actividade física e/ou um licenciado em educação física, são os conselheiros ideais para ajudar o praticante a escolher a actividade física mais adequada, em cada caso particular.

6 ª - Os programas de actividade física devem iniciar-se na infância, para se obterem os melhores resultados. Actualmente as crianças estão cada vez mais sedentárias, com todos os inconvenientes daí decorrentes. No entanto nunca é tarde para começar!

7 ª - O facto de um indivíduo ter praticado actividade física intensa na sua juventude, não lhe concede uma protecção contra as doenças cardiovasculares, se deixar de realizar actividade física e/ou se estiver sujeito a outros factores de risco. Ter sido praticante não é uma vacina!

8 ª - Antes de se iniciar qualquer programa de actividade física deverá ser realizado um exame médico.

9 ª - É fundamental o empenho do Estado na criação de condições para a prática generalizada da actividade física pela população.

10 ª - A população deve ser sensibilizada para a importância da actividade física e esta acção deverá iniciar-se nas escolas, e privilegiar os grupos mais sedentários. Contudo não basta dar informação, há também que criar motivações e modificar comportamentos que levem à prática da actividade física.